Contagem regressiva para uma das festas mais tradicionais de Vitória da Conquista: a Miconquista 2025, que acontece neste final de semana (19 e 20), no estacionamento do Boulevard Shopping. Realizado pelo Massicas, com apoio da Prefeitura Municipal, o evento promete repetir o sucesso de 2024 ao trazer para a cidade atrações renomadas, a exemplo de Bell Marques, Psirico, Timbalada, Tony Salles, Luan Saraiva, Samba do Lu e Babado Novo. E o bom é que mais uma vez a população terá direito a curtir a festa, de forma gratuita, por meio da ação Pipoca Solidária.
Para participar da Pipoca Solidária, é necessário levar um quilo de alimento não perecível (para cada dia) que será entregue no portão de acesso ao evento. Ao contrário do ano passado, este ano não haverá ingresso impresso, pois o objetivo é reduzir o consumo de papel para preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Os alimentos arrecadados serão direcionados, posteriormente, a uma instituição de caridade do município.
“A Miconquista é uma festa linda, tradicional, com atrações de peso apreciadas pelos conquistenses, e o Município apoia todas as manifestações culturais, religiosas, esportivas, porque além de movimentar a economia da cidade, as pessoas precisam também de lazer, afinal, a vida não é só sobre trabalho. Mas nem todos podem pagar para curtir uma festa como essa, daí a Pipoca Solidária”, disse a prefeita Sheila Lemos.
Ao apoiar o evento, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer, a Prefeitura visa promover o fortalecimento da cultura, turismo e lazer em Vitória da Conquista, além de aquecer o comércio e incentivar a economia, já que a festa garante a geração de inúmeros empregos diretos e indiretos. “A antiga Micareta, hoje Miconquista, é uma tradição em nossa cidade. A prefeita Sheila Lemos apoiou o retorno dessa festa por entender a importância dela para a nossa cultura e mantém esse apoio para que o evento tenha continuidade”, disse o coordenador de Cultura, Alecxandre Magno.
Ainda segundo o coordenador, a contrapartida exigida pelo Governo Municipal para apoiar a festa é que o acesso da população seja gratuito. “A Miconquista é uma festa linda, com a presença de grandes artistas, e o objetivo é proporcionar o acesso das pessoas que não podem pagar, mas querem se divertir, contribuir com instituições de caridade, movimentar a economia da cidade, os hotéis, o comércio, esses são os objetivos da Prefeitura”, acrescentou.
O apoio da Prefeitura envolve parte da infraestrutura, reforço na segurança, com 80 membros da Guarda Municipal, além dos serviços de limpeza e iluminação do espaço, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana estará responsável pela organização do trânsito nas imediações do evento.