
O descarte irregular de resíduos sólidos é um dos principais desafios das cidades brasileiras. O problema é que a prática ilegal gera vários transtornos para as cidades e seus habitantes. Tanto o lixo doméstico quanto os materiais das indústrias e das empresas de construção civil precisam ser destinados aos seus respectivos pontos de coleta.
Em Vitória da Conquista, a cena vem se repetindo em diferentes pontos dos mais diversos bairros da cidade. O problema foi destaque na TV Sudoeste, do Bahia Meio Dia desta terça-feira (27). Na reportagem, um morador do bairro Morada dos Pássaros III, às margens da BR-116, denunciou a situação. No local, podem ser encontrados restos de materiais de construção civil, como tijolos, madeiras, papelão e plástico, e até sapatos.

Segundo o comerciante Vando, os próprios moradores descartam o entulho e o lixo de maneira irregular no local.” A situação desse lixo aqui não é questão de descuido da Prefeitura. A Prefeitura faz a parte dela. Agora, nós moradores temos que fazer a nossa”, disse o morador.
Atualmente, o bairro Morada dos Pássaros não tem uma caçamba para que os moradores possam descartar o entulho de maneira correta. O morador pediu um equipamento para o local. “Colocaram dois cacimbões fixos, entre o anel viário a Urbis VI. Ali é um ponto que o carroceiro conhece, onde ele vai e joga o lixo. Aqui na Morada dos Pássaros nós precisamos também”, disse o morador.

De acordo com a reportagem, a cidade possui uma média de 22 pontos para receber o entulho produzido pela construção civil. São caçambas situadas em alguns bairros para que os resíduos sejam descartados de forma correta. Quando as caçambas fica cheias, esse material é recolhido e levado para dois pontos onde serão compactado. Um fica às margens da BR-116 e o outro no povoado da Estiva.
Ainda de acordo com a reportagem, a Prefeitura informou que nesses dois pontos são depositadas diariamente mais de 300 toneladas de resíduos em média. Em nota enviada à emissora, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos de Vitória da Conquista, informou que a cidade possui pontos de coletas para o descarte de resíduos gerados pela construção civil localizados nos bairros Zabelê, Panorama, Nossa Senhora Aparecida, Jurema, Santa Helena, Urbis VI e no Inocoop II.

De acordo com o Código Municipal de Polícia Administrativa (Lei Municipal nº 695/93), o descarte do entulho deve ser feito pelas pessoas responsáveis por produzi-lo. A mesma legislação prevê autuação e multa de aproximadamente R$ 50 a quem fizer o descarte nas vias públicas. No entanto, a penalidade ainda não está sendo o suficiente para coibir a ação na cidade que vem crescendo. Caso o cidadão presencie algum desses descartes, pode denunciar pelo número (77)3420-7008 ou (77)3420-7009.