Ao andar por Vitória da Conquista podemos observar que o segmento comercial teve crescimento: o de posto de combustível. Mesmo diante dos constantes aumentos dos combustíveis, principalmente da gasolina que pode ser encontrada até por R$8,30, o número de estabelecimentos dessa natureza aumentou no município.
Nos últimos meses, vários postos de combustíveis estão sendo construídos na cidade ou já está em funcionamento quase que simultaneamente. Só na Avenida Perimetral, por exemplo, são quatro novos postos.
Na Avenida Juracy Magalhães, que já possuía alguns postos de combustíveis, mais um já está em funcionamento. Outra avenida que também ganhou mais um é a Olívia Flores.
Ao todo, a cidade deve ganhar uma média de 10 novos postos de combustíveis. O que chama atenção, além da quantidade de novos postos na cidade, é a proximidade entre eles. Alguns ficam bem próximos, quase em frente um do outro e alguns foram instalados em lugares que já tinham o mesmo tipo de estabelecimento.
Outro ponto que merece destaque é a velocidade que esses estabelecimentos estão sendo construídos. Quase todo mês um novo posto é construído e inaugurado na cidade.
A emissão de alvará na cidade é uma das principais reclamações do setor da construção civil, um dos que mais gera emprego em Conquista. A insatisfação é antiga, passa de governo para governo, e muita coisa ainda precisa melhorar.
No entanto, desde a gestão de Herzem Gusmão, o número dos postos de combustíveis vêm crescendo consideravelmente na cidade. E mostra que o segmento não encontra muitas dificuldades por parte da Prefeitura de Vitória da Conquista para conseguir o alvará.