A Acelen, companhia que opera a refinaria de Mataripe (ex-Rlam), na Bahia, anunciou reduções nos preços do diesel e da gasolina na última sexta-feira (1). Mas, no entanto, a economia ainda não chegou ao bolso do consumidor.
Segundo a Acelen, o preço do diesel S-10 cai 10,5%, para R$ 4,53 por litro. Já o preço da gasolina comum será reduzido em 10%, para R$ 3,81.
Como verificado pelo Blog do Sena nesta segunda-feira (4), mesmo após 3 dias do anúncio da diminuição, o valor com a redução ainda não chegou aos postos de combustíveis de Vitória da Conquista.
Uma situação bem diferente, já que quando o aumento do preço a gasolina ou diesel é anunciado, os postos costumam imediatamente praticar o reajuste. Já a aplicação do reajuste não segue a mesma velocidade. Em Vitória da Conquista, a gasolina ainda está sendo vendida por até R $7,96.
Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Bahia tem a gasolina mais cara do Brasil. E Vitória da Conquista está entre os municípios com a gasolina mais cara do estado.