Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Mês de janeiro registrou 801 notificações de dengue, chikungunya e zika em Conquista

Random image

No primeiro mês deste ano, o Centro de Controle de Endemias fez 801 notificações de pessoas com suspeitas de arboviroses em Vitória da Conquista, sendo 142 casos confirmados para dengue, 29 para chikungunya e um de zika.

Neste momento, com o crescimento de notificações e de casos confirmados, o município está em estado de alerta, principalmente por conta das chuvas que favorecem o acúmulo de água parada e o surgimento de focos do mosquito. Além do trabalho rotineiro dos agentes de combate às endemias em campo, o apoio da população é primordial.

As equipes iniciaram o ano reforçando o trabalho de bloqueio, mas o cuidado deve começar dentro de casa. “A população já sabe o que deve ser feito, mas ainda precisa entender que o principal agente é o morador e ele pode fazer a diferença para acabar com a dengue. É preciso colocar em prática todos os dias e essa educação é o que pode mudar esse cenário”, explicou o coordenador de endemias, Joseilton Lima.

A população necessita redobrar a atenção nos quintais de casa, principalmente fazendo a vedação adequada de caixas d’água e reservatórios de água, além de esvaziar qualquer outro recipiente que possa acumular água, como tampinhas de garrafa, pratos de planta, ralos e reservatório de água atrás da geladeira.

Ainda segundo o coordenador, nos próximos dias o trabalho de recolhimento dos pneus também será intensificado em vários pontos da cidade, onde já foram identificados descartes feitos de forma irregular. Qualquer pessoa pode solicitar que o Centro de Endemias recolha pneus sem uso, por meio do número (77) 3429-7421.

Denúncias sobre possíveis focos do mosquito ou a visita dos agentes de endemias também podem ser feitas por esse mesmo telefone de contato. Em caso de febre, dores no corpo, nas articulações ou ao redor dos olhos, ou sangramento nasal, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de casa para receber atendimento médico.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também