Foram confirmados, nesta quinta-feira (13), os óbitos de dois pacientes por complicações da Covid-19, que ocorreram ontem (12). A Secretaria Municipal de Saúde registra, até o momento, 84 falecimentos de moradores do município.
83º óbito – Homem de 81 anos, morador da Fazenda Lagoa Danta, portador de Pneumopatia; foi internado no dia 1º de agosto no Hospital São Vicente, onde veio a falecer no dia 12 de agosto.
De acordo com o Boletim epidemiológico, com 87 novos casos confirmados hoje, já foram registrados o total de 3.654 casos confirmados da Covid-19 no município. Mais 171 pessoas diagnosticadas recuperaram-se da doença, chegando ao número de 3.094 recuperados. Ainda permanecem em recuperação 476 pacientes – 39 internados e 437 em tratamento domiciliar.
5.225 casos notificados com suspeita de Síndrome Gripal/Covid-19 continuam sendo investigados e aguardam classificação final, dos quais: 4.485 possuem critérios de coleta para exame laboratorial ou Teste Rápido* e 740 aguardam resultado laboratorial de exame RT-PCR.
Quanto ao estado de saúde desses pacientes que aguardam classificação, 1.135 estão com sintomas leves de Síndrome Gripal e permanecem em tratamento domiciliar, 4.072 recuperaram-se da Síndrome Gripal, 17 estão hospitalizados e um foi a óbito por suspeita de contaminação pela Covid-19 – caso segue aguardando resultado da investigação laboratorial.
Ocupação dos leitos – Atualmente, a rede SUS do município disponibiliza 168 leitos (98 de enfermarias e 70 de UTI) para tratamento de pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19. Nesta quinta (13), estão internados nos leitos disponíveis 90 pacientes de Vitória da Conquista e de outras 28 cidades:
- Cordeiros;
- Itapetinga;
- Nova Canaã;
- Itarantim;
- Barra do Choça;
- Itororó;
- Planalto;
- Barra da Estiva;
- Maetinga;
- Camacã;
- Potiraguá;
- Poções;
- Ibicuí;
- Tremedal;
- Aurelino Leal;
- Piripá;
- Caculé;
- Itambé;
- Anagé;
- Wenceslau Guimarães;
- Iuiú;
- Ipiaú;
- Gandu;
- Guarulhos-SP;
- Guanambi;
- Itabuna;
- Livramento;
- Brumado.
A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta, mais uma vez, por cada uma das pessoas falecidas pela doença e reforça sobre a necessidade da população manter as medidas de prevenção. Evite sair de casa sem necessidade e, sempre que sair, use máscaras e higienize mãos e objetos.