Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Mais de 50 moradores de Vitória da Conquista estão internados nos leitos de Covid-19 do SUS

A pandemia do novo coronavírus ainda é uma preocupação em Vitória da Conquista. Apesar de uma pequena baixa na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, o número é preocupante já que, há meses seguidos, não registra número abaixo de 90%.

De acordo com o último boletim, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 90%. Sendo que 47,1% é ocupado por pacientes que moram em Vitória da Conquiste e 42,9% por pacientes de outros municípios baianos.

Na postagem no site oficial, a Prefeitura de Vitória da Conquista comemorou a redução dos munícipes internados nos leitos. Pela primeira vez nas últimas semana, a taxa de ocupação de leitos clínicos, de moradores da cidade foi 24,4%, número um pouco inferior aos de pacientes de outros municípios, 26,9%

Até o dia 25 de abril, 52 moradores de Vitória da Conquista, em tratamento das complicações da Covid-19 estão internados nas vagas do SUS. No geral, incluindo hospitais privados, são 88 pacientes.

A pequena redução levou a Prefeitura de Vitória da Conquista também  a comemorar  nas redes sociais e retornar o discurso de que a “culpa” da superlotação dos leitos clínicos e UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 é de pacientes que moram nas cidades da região. Desde o governo Herzem, essa ideia erronia de que o problema da falta de vaga nos hospitais do SUS para o tratamento da Covid-19 em Conquista, era em decorrência dos municípios vizinhos, é divulgada por representantes do Governo Municipal e dividia opiniões

No domingo (25), o discurso foi enfatizado na própria postagem feita no site da prefeitura, onde mostra, pela primeira vez, especificadamente os números de pacientes de Vitória da Conquista.

Nas redes sociais da prefeitura, muita gente não gostou do discurso de segregamento e até considerou a atitude do Governo Municipal xenofóbica.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também