Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Mais de 300 produtores, agrônomos e estudantes participam da 4ª Semana do Produtor de Leite de Vitória da Conquista

Random image

Um dia diferente para produtores e comunidade do distrito de José Gonçalves. Durante todo este sábado (12), a localidade acompanha as atividades da 4ª edição da Semana do Produtor de Leite, que este acontece na Fazenda Tio Júnior, em um único dia dedicado a palestras com especialistas renomados do setor agropecuário, entre eles, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna, sobrinho do escritor Ariano Suassuna.

O evento reúne cerca de 300 participantes, entre produtores, agrônomos, técnicos, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os desafios e as potencialidades da cadeia leiteira no município, que ocupa a 7ª posição entre os maiores produtores de leite da Bahia, com um rebanho de 12.841 animais, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A abertura oficial ocorreu às 9h e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Rural (SMDR), Breno Farias, da segunda vice-presidente da Câmara Municipal, vereadora Cris Rocha, do engenheiro agrônomo e palestrante, Paulo Suassuna, da presidente da Associação dos Produtores de Leite do Sudoeste da Bahia (Aprosulba) e palestrante, Francielle Farias, da zootecnista e instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Hellenn Cardoso, do coordenador municipal de Promoção Agropecuária, Arlindo Rebouças, do coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Gustavo Barros, e do gestor de Políticas Públicas do Sebrae, Fernando Suzart.

O secretário Breno Farias reforçou o papel do poder público no fortalecimento da pecuária leiteira no município, destacando que a produção anual de leite em Vitória da Conquista ultrapassa os 22 milhões de litros, o que evidencia a relevância econômica da atividade. “Temos intensificado os investimentos na Zona Rural, com projetos voltados para o melhoramento genético do rebanho, como o Programa Mais Pecuária Brasil, que oferece mais de 600 doses de inseminação artificial por ano, visando aumentar a produtividade. Além disso, contamos com uma equipe de quatro veterinários que prestam assistência técnica contínua aos produtores”, explicou.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o vice-prefeito, Aloisio Alan, destacou a missão da gestão municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, de impulsionar o desenvolvimento da cadeia leiteira. “Estamos sempre ao lado dos produtores rurais, levando informação e tecnologia para aumentar a capacidade de produção, proporcionando condições para que vivam e cresçam com a atividade leiteira”, afirmou.

Também presente, o deputado federal Leo Prates elogiou a iniciativa e anunciou a liberação de recursos para impulsionar o setor rural. Ele também comentou sobre ações em âmbito nacional voltadas à proteção dos produtores diante de eventos climáticos extremos. “A Prefeitura está de parabéns pela organização deste evento, que leva conhecimento e apoio aos nossos produtores. Por meio de uma emenda parlamentar, estamos destinando um milhão de reais para a aquisição de novos equipamentos, promovendo o desenvolvimento da região e a geração de renda. Além disso, em Brasília, presido a Comissão de Desastres Climáticos e, entre nossas metas, está a criação de uma matriz de proteção que ampare o empreendedor e o produtor rural em situações de perda de produção”, afirmou o parlamentar.

 

 

A vereadora Cris Rocha, representando a Câmara Municipal, ressaltou a atuação do legislativo no incentivo à produção leiteira, destacando a criação da Lei nº 2.575, de 23 de dezembro de 2021, de autoria do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, que visa dar visibilidade aos pecuaristas da região. “É uma grande satisfação participar deste evento, representando o Legislativo. Reafirmo nosso compromisso em valorizar o trabalho dos homens e mulheres do campo, contribuindo para o desenvolvimento regional”, declarou.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também