Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Mais de 10 candidatos a vereador não receberam nem o próprio voto nas eleições municipais em Vitória da Conquista

Durante as eleições municipais deste ano, 446 candidatos registraram a candidatura para Vereador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Vitória da Conquista. Para atuar na Câmara Municipal de Vereadores 21 candidatos foram eleitos.

Dos 446 candidatos, 27 candidatos tiveram de 0 a 10 votos. Desse número, 11 candidatos não receberam nenhum voto, nem o próprio. São eles: cinco candidatos do PL, duas candidatas do PRTB, um do PODE, dois do PTC e um do PP.

Nessa quinta-feira (17), foi anunciado que o Ministério Público ajuizou uma ação de investigação eleitoral  do PRTB e de todos os seus candidatos para apurar o não cumprimento do número de candidaturas mínimas para homens e mulheres. Cada sexo precisa ter pelo menos um terço das vagas ocupadas pelas candidaturas. A denúncia pode custar a única vaga eleita pelo PRTB para a Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a  ação do promotor eleitoral, José Junqueira Almeida de Oliveira, a legenda usou o nome de duas mulheres para completar a cota de gênero e assim poder ficar em conformidade com a Lei Eleitoral. Caso a justiça julgue como procedente a denúncia, o vereador eleito Orlando Filho pode ficar fora da Câmara, tendo ainda o registro de candidatura cassado.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também