Caso a PEC que propõe a mudança no Pacto Federativo, enviada ontem (05) para o Congresso, seja aprovada, cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total deverão ser incorporadas a municípios vizinhos. Assim, a cidade de Maetinga, a menos populosa da Bahia, pode deixar de existir.
A cidade foi criada em 1985 através do desmembramento do município de Jânio Quadros. A população do local de acordo com o último censo é de 3161 habitantes.
Além de Maetinga, a Bahia possui outros 9 municípios que deverão ser incorporados caso o Congresso Nacional aprove a proposta, são eles: Catolândia, Lafaiete Coutinho, Lajedinho, Lajedão, Ibiquera, Dom Macedo Costa, Contendas do Sincorá, Aiquara e Gavião.
De acordo com levantamentos feitos pelo IBGE entres os anos de 2000 e 2010, Maetinga perdeu quase metade da sua população, passando de 13.686 habitantes para 7.038 habitantes, uma redução de 48,58%.
Dentre as causas apontadas por especialistas para essa redução estão a dificuldade de emprego e também de oportunidades de educação, uma vez que cidades muito pequenas muitas vezes não contam com escolas de ensino médio.