Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Mães protestam por falta de fraldas para crianças com deficiência em Vitória da Conquista

 

 

A manhã desta quinta-feira(16) foi marcada por protestos em Vitória da Conquista. Mães de crianças com deficiência se reuniram na Praça Vitor Brito, no Centro da cidade, para denunciar o não cumprimento da entrega de fraldas. As mães relatam que a situação se estende desde a metade do ano passado (2022). A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), representada pela vereadora Viviane Sampaio (PT) acompanhou o ato. A Prefeitura Municipal ainda não se pronunciou sobre a situação*. 

De acordo com Lucimara, uma das mães presentes no protesto, desde o ano passado a quantidade de fraldas entregues pela Prefeitura foram diminuindo gradativamente. “A criança tinha direito a 120 fraldas, quando a gente chegava no setor eles diziam que só tinha 80: Se quiser, leva”, relatou. “E foi assim por muitos meses”, completou. 

Lucimara explica que têm direitos ao recebimento de fraldas, aqueles que possuem liminar judicial comprovando a necessidade do uso das fraldas ou cadastro, também comprovado por laudos médicos. “No final do ano passado, só quem tinha liminar estava recebendo. E agora, nem com liminar está recebendo mais”, contou. A mãe fez apelo à Prefeita e ao Secretário Municipal de Saúde: 

“Senhora Sheila Lemos e Secretário Vinicius Rodrigues, estamos aqui exigindo um direito dos nossos filhos. Queremos uma solução. Exigimos que vocês nos enxerguem. Nós existimos. Nossas crianças existem”. 

Além de cartazes, as mães que participaram do protesto usaram nariz de palhaço. Ao Blog do Sena, Lucimara explicou a intenção. “Depois que marcamos o protesto, recebemos uma ligação da Secretaria de Saúde dizendo que iam nos receber. Mas porquê é justo hoje? Não vamos. Não somos palhaços. Por que só agora querem conversar?”, disparou. 

*O Blog do Sena solicitou esclarecimento à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno. 

Confira relato completo sobre a situação: 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também