Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Luta do Simmp pelo piso salarial dos professores é destaque no Uesb Notícias

Random image
Foto: Reprodução/TV Uesb

A Campanha Salarial 2025 do Sindicato do Magistério Municipal Público (Simmp) segue em destaque em Vitória da Conquista. A principal reivindicação da categoria, o cumprimento do piso salarial nacional do magistério, foi pauta do Uesb Notícias – Segunda Edição, da TV Uesb, nessa segunda-feira (7), reforçando a mobilização dos profissionais da educação municipal.

Segundo a presidente do Simmp, Greissy Reis, o reajuste de 6,27% no piso nacional foi oficializado pelo Ministério da Educação em janeiro deste ano, estabelecendo o valor de R$ 4.867,77 para professores com jornada de 40 horas semanais em todo o país. No entanto, o município ainda não repassou esse reajuste aos docentes da rede pública.

“O reajuste do piso aconteceu no dia 1º de janeiro e, até o momento, esse valor não foi repassado para os professores da Rede Municipal de Vitória da Conquista, como determina a lei do piso. Desde janeiro, o município já recebe os repasses do Governo Federal, mas esses valores ainda não chegaram ao contra-cheque do professor”, afirmou Greissy na reportagem exibida pela emissora.

 Outro ponto levantado pelo sindicato diz respeito à ausência de representantes da administração municipal nas mesas de negociação. Segundo Greissy, apenas o secretário de Educação tem recebido a entidade. Na última reunião, os representantes das secretarias de Finanças e de Gestão e Inovação não compareceram.

“Apenas um justificou a ausência. Já encaminhamos ofícios e estamos aguardando a remarcação de uma nova reunião. Esperamos que, na próxima semana, o sindicato possa estar sentado novamente com todas as secretarias envolvidas na campanha salarial dos professores”, completou a presidente.

Atualmente, mais de dois mil profissionais da educação atuam em cerca de 200 unidades escolares da zona urbana e rural do município. Para a categoria, a Lei do Piso Salarial, criada em 2008, representa uma das maiores conquistas, garantindo mais equidade e dignidade para a profissão docente.

“Foi uma lei que veio trazer dignidade profissional, equiparar salários e corrigir disparidades extremas entre regiões. Professores recebiam até meio salário mínimo em alguns locais. Além do piso, conquistamos também o direito à atividade complementar, fundamental para o planejamento pedagógico”, relembrou Reis.

O assunto já foi destaque noBlog do Sena na semana passada. Na ocasião, Greissy Reis informou que o Simmp solicitou uma nova reunião para a próxima esta semana e espera a presença de todos os secretários e representantes do Executivo municipal.

O Simmp segue mobilizado e espera avanços nas negociações com a prefeitura. A luta da categoria é por valorização, respeito à legislação e melhores condições de trabalho para todos os educadores municipais.

Assista aqui a reportagem na íntegra!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também