A visita do ex-presidente Lula (PT) a Salvador nesta quarta-feira (12) levou uma multidão às ruas da Barra, em Salvador. A campanha de Jerônimo Rodrigues, candidato ao governo da Bahia pelo PT estimou que mais de 100 mil pessoas estiveram no evento.
A caminhada aconteceu durante a tarde, no trajeto entre os bairros de Ondina e Barra. Acompanhado pelo senador Otto Alencar (PSD), Jerônimo e o governador Rui Costa (PT), Lula fez o trajeto na carroceria de um carro e depois subiu em um trio elétrico, de onde discursou para a multidão.
Antes da caminhada, o candidato à Presidência se reuniu com a imprensa no Teatro Vila Velha. No palco, Lula declarou que sua vinda a Salvador seria para consagrar a vitória de Jerônimo no segundo turno. Já o ex-secretário de Educação afirmou que a visita de Lula é simbólica para “reafirmar o papel e o lugar da Bahia nas eleições nacionais”.
Simultaneamente, a socióloga Janja fez uma visita ao Hospital Martagão Gesteira para conhecer a instituição. A esposa de Lula estava acompanhada de Tatiana Velloso, esposa de Jerônimo, e Fátima Mendonça, casada com o senador Jaques Wagner (PT).
Na Ondina, em frente à Base Aérea de Salvador, ovos chegaram a ser arremessados de prédios em direção à multidão.
Na Região do Farol da Barra, Lula subiu em um trio e discursou para os presentes. O ex-presidente relembrou suas outras visitas ao estado e reiterou o apoio à candidatura de Jerônimo.
“Eu preciso que vocês elejam o Jerônimo governador da Bahia. Eu quero repetir a parceria que eu fiz com o companheiro Jaques Wagner. Eu quero repetir a parceria que eu fiz e o PT fez com Rui. A parceria entre o governo federal, o governo estadual e as prefeituras”, disse.
Durante seu discurso, Lula também pregou a liberdade religiosa. “Eu respeito todas as religiões. Aliás, fui eu que fiz a lei em 2003 de liberdade religiosa e não tiro proveito de religião. Eu respeito todas, respeito o judaísmo, islâmico, o católico, o evangélico, a religião de matriz africana e todas as religiões. Cada um professa a religião que quer”, declarou o petista.