O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) nas intenções de votos da corrida eleitoral para presidente da República, em Vitória da Conquista. É o que revela uma pesquisa realizada por institutos da cidade.
O Blog do Sena teve acesso a pesquisa nesta quinta-feira, 2 de dezembro, e Lula é o candidato preferido dos eleitores conquistenses. De acordo com a pesquisa, se a eleição fosse hoje, Lula receberia 29,9% dos votos. Já Bolsonaro teria 15,9%.
Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 0,7%. Em quarto aparece Sérgio Moro (Podemos) com 0,3%. Empatados com a mesma porcentagem estão: Cabo Daciolo (0,2%), Geraldo Alckimin (0,2%), Marina Silva (0,2%) e Luciana Genro (0,2%). De acordo com a pesquisa, 52,4% dos eleitores que não quiseram ou não souberam responder.
A pesquisa também avaliou a opinião do eleitorado de Conquista sobre a gestão de Bolsonaro. Mais da metade reprovaram a administração de Bolsonaro, totalizando 65,5% dos entrevistados. Apenas 26,1% afirmaram que aprovaram e 8,4% não souberam ou não quiseram responder. Foram entrevistadas 654 pessoas no período de 3 a 6 de novembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
No cenário estadual, Lula também aparece liderando as intenções de voto. Se dependesse apenas do eleitorado da Bahia, o petista venceria em 1º turno com mais que o dobro da pontuação obtida por Jair Bolsonaro (PL), cujo governo tem reprovação de 65,8% no estado.
Os dados são do levantamento da Paraná Pesquisas, divulgados nesta quinta-feira (2), em que Lula detém 50,4% da preferência do eleitor da Bahia, seguido de longe por Bolsonaro, com 21,8%. O levantamento também traz um empate na terceira posição, entre Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz da Lava Jato Sérgio Moro (Podemos), que pontuam 7,3%. O governador de São Paulo, João Dória (PSDB) foi escolhido por apenas 1,3% dos baianos.
No cenário nacional, a preferência também é por Lula. De acordo com o levantamento feito pelo instituto Ipespe entre 22 e 24 de novembro em todo o Brasil apurou que o ex-presidente mantém a liderança nas intenções de voto para as eleições de 2022 em todos os cenários de primeiro e segundo turnos.