O Blog do Sena entrevistou os três vereadores mais votados da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) nas eleições municipais de Vitória da Conquista de 2024: Luciano Gomes (PCdoB), Alexandre Xandó (PT) e Jacaré (PT), Com a retomada das sessões da Câmara Municipal em 2025, nesta quarta-feira (4), os parlamentares discutiram suas atuações e projeções políticas para os próximos anos, incluindo possíveis candidaturas para as eleições de 2026 e 2028.
O vereador Luciano Gomes (PCdoB) já começa a traçar seu caminho para as próximas eleições e não descarta disputar cargos maiores, como a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, a Assembleia Legislativa da Bahia ou a Câmara dos Deputados. “Olha, o futuro a Deus pertence. Quem está na política pode dizer que não pode estagnar. Eu quero sempre buscar voos mais altos e preciso preparar o terreno. Eu ouvi a minha comunidade, ouvi a Vitória da Conquista, e eu não sou projeto de mim mesmo. Eu tenho que ser candidato do povo. O povo daqui pra frente, o povo que se vê é o caminho que eu vou seguir”, disse Gomes.
Sobre 2026, Luciano Gomes afirmou que sua decisão será tomada em diálogo com o partido e lideranças políticas. O edil é ligado ao deputado estadual Fabrício (PCdoB) e ao deputado federal (PL). “Para 2026, eu sou do PCdoB, devo satisfação ao partido, é lógico, mas meu deputado federal e meu deputado estadual. Agora, como eu disse, não quero estagnar na política. Vou debater com o meu partido, vou debater os meus deputados sobre a possibilidade de uma candidatura estadual ou federal, o que for melhor. Ou, possivelmente, também avaliarei uma candidatura para prefeito em 2028. A gente vai trabalhar em função de dialogar coma cidade, com as nossas lideranças, com o deputado Fabrício, com o deputado João Bacelar, para a gente buscar um caminho que seja viável para Vitória da Conquista”, disse Gomes.
Outro vereador que também projeta um futuro político promissor é Alexandre Xandó (PT). O edil revelou que pretende lançar sua candidatura para deputado estadual, mas, contudo, destacou que sua prioridade agora é o seu mandato como vereador reeleito.
“Hoje, a gente já consolidou uma atuação regional. Fui candidato a deputado federal, tivemos 30 mil votos, desse 18 mil foram dentro de Conquista e 12 mil fora. Foram 306 munícipios onde tivemos votação. Então existe um caminho natural para que a gente busque, novamente, alçar esse voa mais alto, talvez com uma candidatura como deputado estadual. Mas, isso ainda vai ser discutido dentro do partido, com as nossas bases de apoio. Hoje, fomos reeleitos para ser vereador, e é esse trabalho que vamos fazer. Mas, seguimos, também, fortalecendo a Região Sudoeste” destacou Xandó.
Xandó ainda reafirmou seu comprimosso com os deputados aliados Lucas Reis (PT) e David Bacelar (PT). “Reafirmo aqui o meu compromisso. Hoje, estamos caminhando com dois candidatos a deputado federal, que são Lucas Reis, do gabinete do senador Jaques Wagner, e também David Bacelar, que faz parte do sindicato dos petroleiros. São dois nomes que já vêm contribuindo com o nosso projeto, e com certeza vamos ajudar a eleger para renovar o PT na Bahia”, afirmou Xandó.
Já o vereador Jacaré (PT), com seis mandatos consecutivos, destacou que pensar no futuro, nas eleições de 2026 e 2028 ainda é muito cedo, e ainda destacou a importância da unidade do grupo”Está muito cedo. É trabalhar, focar na cidade. Nós pertecemos a um grupo, temos as nossas lideranças, os deputados Waldenor e Zé Raimundo, com o governador Jerônimo e o presidente Lula. Mas, aqui na Câmara estamos unidos por Conquista, preocupados com as questões das emendas, as questões centrais da cidade, os projetos e vamos debater com seriedade”, destacou Jacaré.
Ele ainda reafirmou a sua fidelidade aos deputados Waldenor e José Raimundo, e não descartou a possibilidade de também lançar candidatura para deputado. “Sempre! Isso parte do projeto do partido desde os meus 16 anos, e smepre com o nome a disposição, a nossa hora vai chegar. Por isso, estamos aqui com o nosso sexto mandato consecutivo, trabalhando e unidos e continuo com a mesma disposição. […] É claro que você não pode ficar preso apenas a ser vereador. Você elege e a cidade sempre quer algo mais. Só que não depende só da gente, da nossa vontade pessoal, depende do nosso grupo político”, enfatizou Jacaré.