A pré-candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista na chapa de Waldenor Pereira (PT), Luciana Silva (PSB), falou pela primeira nesta sexta-feira (07), dia em que o anúncio foi feito. Na coletiva de imprensa, estiveram presentes lideranças, apoiadores, vereadores e os deputados estaduais Fabrício Falcão (PCdoB) e José Raimundo Fontes (PT).
Além de advogada, Luciana é professora da UESB e foi eleita em 2021 como a primeira mulher presidente da OAB-Subseção Vitória da Conquista.
Em seu discurso, ela começou relembrando sua trajetória na UESB, recordando o período em que Waldenor foi reitor. “Está é uma manhã de muita honra, em que meu nome é lançado à pré-candidatura como vice-prefeita de Vitória da Conquista ao lado do valoroso companheiro Waldenor Pereira, a quem eu já acompanhava a trajetória. Uma trajetória de honradez na política, uma trajetória de ética, uma trajetória de construção. Eu falo não só da política, mas dos outros espaços que Waldenor trilhou, e falo muito à vontade por ser também professora da UESB, e conhecer a trajetória de Waldenor que muito contribuiu para a cidade e muito tem a contribuir, e destaco essa passagem pela UESB”, afirmou.
A representatividade feminina foi um dos pontos-chave abordados no discurso da pré-candidata, reforçando a importância de se ter mulheres em espaços de participação e cumprimentando as pré-candidatas a vereadoras da frente partidária “União e Reconstrução por Conquista”, composta pelo PT, PcdoB, PV, PSD e PSB.
”É muito caro para nós mulheres ocuparmos espaços, eu não gosto de falar espaços de poder, porque nós não queremos poder, o que a gente quer é participar das decisões. Eu quero dizer que para todos nós que compomos esse projeto a democracia é muito importante, e a gente não faz democracia sem ampla participação. E nesse caminho eu vejo cada vez mais vozes sendo ouvidas nas tomadas de decisões”, reforçou.
Sua trajetória na presidência da OAB também foi recordada. “Waldenor citou minha passagem pela OAB, fui eleita a primeira mulher a presidir a OAB, isso muito me honra. Eu agradeço a todos que caminharam comigo nesse projeto, foram 2 anos e meio de gestão em que fizemos muitas construções. Eu gosto de dizer que essas construções não foram da minha pessoa enquanto estava presidente, não forma da diretoria, mas foram da classe, ninguém faz nada sozinho. E nós tivemos e temos um grupo forte e comprometido que construiu a nossa gestão junto à OAB, e falei para eles, que saio com muita tranquilidade, saio com a sensação de dever cumprido, porque por onde passei busquei consolidar direitos e dei sempre o melhor de mim”, assegurou Luciana.