A vereadora Lúcia Rocha (MDB) será pré-candidata a vice-prefeita de Vitória da Conquista na chapa com Waldenor Pereira (PT) nas eleições municipais de 2024. A informação foi confirmada pelo repórter Ricardo Gordo, durante sua participação no programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, na manhã desta quarta-feira (29).
As especulações em torno da aliança entre o MDB e o PT na chapa majoritária da terceira maior cidade da Bahia começaram desde que Lúcia Rocha apoiou a chapa do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) e do vice-governador Geraldo Júnior que é do MDB, mesmo partido da vereadora. Situação que gerou uma divisão do partido uma vez que, historicamente, sempre foi adversário do PT.
Desde então, o nome de Lúcia Rocha vinha sendo ventilado, mas nunca foi confirmado pelo partido ou pela própria vereadora. Outdoors com frase “A mãe está on” e que “não vai ser vice de ninguém” foram espalhados na cidade e levantou ainda mais dúvidas sobre essa parceria. Os “caciques” do MDB na Bahia, Lúcio Vieira Lima e Geddel Vieira Lima, também realizaram várias declarações na imprensa afirmando que Lúcia teria uma candidatura própria.
Mas, de acordo com repórter, o martelo foi batido na noite de segunda-feira (28), em Brasília e Lúcia Rocha será vice na chapa com Waldenor Pereira. “O martelo foi batido anteontem à noite e Lúcia Rocha será vice de Waldenor”, disse Gordo.
Outra revelação é a chegada do Corononel Ivanildo Silva, comandante do Policiamento da Região Sudoeste (CPR), ao cenário político de Vitória da Conquista. Ele será candidato para prefeito já nas eleições do ano que vem. A candidatura do coronel deve ser lançada pelo Avante. “Coronel Ivanildo é pré-candidato a prefeito de Vitória da Conquista pelo Avante!”, disparou Gordo.
Mas, as revelações sobre a política de Vitória da Conquista não pararam por aí. De acordo com o repórter Ricardo Gordo, o Partido Social Democrático (PSD) vai apoiar a candidatura de Waldenor. Segundo ele, a decisão foi tomada na noite de terça-feira (28), em Brasília, com a cúpula do partido. “PSD de Conquista vai com pré-candidato Waldenor Pereira. Batido o martelo ontem, o PSD vai com Waldenor”, confirmou.
No entanto, a decisão do partido teria sido a contragosto do ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Abel Rebouças. O professor é um dos principais líderes do partido na cidade. Entretanto, Abel ficará livre para apoiar a candidatura da atual prefeita e pré-candidata a reeleição Sheila Lemos (União Brasil).
“A informação é de que ele (Abel Rebouças) não vai sair do partido, mas que ele vai aderir e vai ser um articulador político da pré-campanha de reeleição da prefeita”, revelou Gordo.