A Catedral das Flores, em Vitória da Conquista, é um dos espaços criados pelo governo Sheila com o objetivo de contemplação das belezas naturais. No entanto, o local está oferecendo perigo para a saúde dos moradores e visitantes.
Isso porque em uma das fontes localizadas no espaço foram encontradas várias larvas do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Um leitor do Blog do Sena fez a denúncia nesta quinta-feira (12). Em um vídeo enviado à produção, é possível ver as larvas dentro da fonte. Devido a água que fica parada no local, o mosquito Aedes aegypti está se reproduzindo no local.
Inaugurado em junho de 2024, o equipamento foi construído em uma área de 200 metros quadrados e fica localizada nas proximidades da Rua Marcelino Rosa, no bairro Recreio, próximo ao Horto Florestal e ao Orquidário Municipal Zilda Gusmão Pereira.
Além da fonte, o espaço conta com bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com espécie de flores variadas, uma fonte, iluminação, palmeiras areca bambu nos arredores, cica revoluta, bougainville bola, jasmim manga e ipês. O investimento total foi de R$ 1.047.511,08. No entanto, o flagrante mostra que o local não está recebendo fiscalização necessária para a segurança da população.
A situação levanta um alerta já que Vitória da Conquista está com o Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,6% – número acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de menor ou igual a 1%. O quarto e último Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 2 e 10 de dezembro, foi divulgado na quarta-feira (11), pela Prefeitura.
Segundo o Boletim Epidemiológico da SMS, na 48ª Semana Epidemiológica de 24 a 30 de novembro, foram notificados 69 casos suspeitos, dos quais, seis positivos para a dengue e nenhum caso de zika e chikungunya.