Após luta do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), os jornalistas e demais profissionais da imprensa (cinegrafistas, radialistas e blogueiros registrados) a partir de 40, começaram a ser vacinados contra a Covid-19 neste sábado (12), em Vitória da Conquista.
A categoria reivindicou a inclusão na vacinação contra Covid-19 por estar atuando na linha de frente com a cobertura jornalística da pandemia do novo coronavírus desde março de 2020. Só na Bahia, segundo dados Fenaj e do Sinjorba, mais de 400 profissionais já foram contaminados pela covid-19 e 26 mortes por complicações da doença.
A apresentadora do BATV, da TV Sudoeste, Daniela Oliveira, foi uma das profissionais que recebeu a primeira dose da vacina no dia em que é comemorado o Dia dos Namorados. A jornalista compartilhou o momento em seu perfil na rede social e agradeceu ao sindicado e defendeu o SUS, a ciência e a vacina. Ela ainda revelou que teve Covid-19 e ficou com sequelas da doença.
“Hoje é um dia de muita emoção e gratidão para mim. Por conta do empenho do Sindicato dos Jornalistas, representado por @ednanolascoestudion, recebi a primeira dose da vacina contra Covid-19. Quem teve Covid e ficou com sequelas da doença, assim como eu, sabe que a luta não termina quando vence a infecção, ela continua e se desconhece por quanto tempo. Só a vacina pode controlar esse mal e renovar nossa esperança! #vacinasim #vacinajáparatodos #vivaosus #vivaaciência #esperançadediasmelhores”, finalizou Oliveira.
A vacinação da categoria será por etapas. Neste sábado, aconteceu a das 9h às 12h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rua Lyons Club, 1° andar da Clínica de Reabilitação Dr. Sebastião Castro.