Vitória da Conquista, uma das principais cidades do sudoeste baiano, enfrenta há anos problemas recorrentes de alagamentos, enxurradas e degradação da infraestrutura urbana durante os períodos de chuvas intensas. Esses transtornos têm causado impactos diretos na mobilidade urbana, na segurança da população, na saúde pública e na integridade de bens públicos e privados.
Para enfrentar essa situação, foi protocolado e aprovado na Câmara requerimento do vereador Ivan Cordeiro propondo a realização de uma audiência pública. O objetivo é promover um debate técnico e participativo sobre a necessidade urgente de implantar um sistema de macrodrenagem eficiente e sustentável na cidade.
Segundo Ivan Cordeiro, estudos demonstram que a ausência de um sistema adequado é uma das principais causas dos problemas enfrentados atualmente. A iniciativa busca envolver diferentes segmentos da sociedade, incluindo representantes da prefeitura (Secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento), órgãos de defesa civil, empresas estaduais como Embasa e Conder, além de universidades, conselhos profissionais, movimentos comunitários e cidadãos diretamente afetados pelas enchentes.
A audiência também pretende discutir diagnósticos atuais, ouvir demandas locais e explorar alternativas para a elaboração de um Plano Municipal de Drenagem Urbana que seja integrado ao planejamento urbano da cidade. Essa ação visa não apenas mitigar os efeitos das chuvas intensas, mas também promover uma urbanização mais sustentável e resiliente.