O Ministério Público da Bahia denunciou o Guarda Municipal de Itapetinga flagrado em um vídeo agredindo um jovem que teve uma desavença com seu filho. A apresentação da denúncia foi feita na última terça-feira (30).
O Guarda foi denunciado pelos crimes de lesão corporal, constrangimento ilegal, disparo de arma de fogo, ameaça, violência arbitrária e pela contravenção penal de vias de fato, além do crime de falsidade ideológica, por haver inserido declaração falsa no Relatório de Ocorrência.
Além da denúncia, o MP pediu à Justiça a suspensão do exercício do cargo público do guarda municipal, a suspensão da posse e do porte de arma de fogo, além da determinação de proibição de contato com as vítimas e testemunhas e de aproximação destas até o limite de 300 metros.
O Guarda abordou o grupo de 7 jovens, fazendo com que todos deitassem no chão e atirou em via pública para intimidar os rapazes. Ele aparece dando tapa no rosto do rapaz que teria discutido com seu filho.
O filho do Guarda, que também aparece nas imagens, foi denunciado por pelo crime de lesão corporal.
O Guarda se serviu ainda do aparato público, mobilizando outros servidores e uma viatura para conduzir os rapazes à Delegacia indevidamente.
A Prefeitura de Itapetinga se manifestou na época afirmando se tratar de um caso isolado, mas afastou os envolvidos, trocou o comando da Guarda e abriu uma sindicância junto à Corregedoria.