O Centro de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (Saúde), divulgou, nesta quinta-feira (1º), o segundo Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) do ano de 2021, feito entre os dias 14 e 19 de junho, com 6.124 inspeções feitas em 76 bairros e loteamentos do município.
Neste momento, o índice de infestação predial é de 2,2% na cidade, o que representa uma redução de 8,83% comparado ao primeiro levantamento realizado no mês de março, quando o índice foi de 2,4%.
A maioria dos bairros apresentou índice de infestação com classificação de baixo e médio risco. Somente as localidades dos Campinhos (11,2), Recanto das Águas, Alto Maron (8.8) e Iracema (7.5) apresentaram os maiores índices de infestação do mosquito.
Neste ano de 2021, Vitória da Conquista registrou 689 notificações de casos suspeitos de arboviroses no município, sendo que 65 deles foram confirmados para dengue e 16 para chikungunya. Outros 422 casos foram descartados e 151 aguardam resultado laboratorial.
O Centro de Endemias reforça que mesmo com o baixo índice de infestação, não há espaço para se descuidar. Todo morador deve manter os cuidados para evitar qualquer acúmulo de água parada que favoreça a reprodução do mosquito.