Durante o último mês, as multas de trânsito em Vitória da Conquista tem gerado polêmicas. Motoristas afirmam que as punições deixaram de ter caráter educativo e repressivo, e tem como objetivo apenas arrecadão de dinheiro. Há informações que a meta da prefeitura é arrecadar R$ 13 milhões durante este ano.
O assunto foi tema do editorial do Programa Conquista de Todos, na Band FM, ontem (9). O âncora Elton Becker contou que um taxista, que preferiu não se identificar já acumula mais de R$2.700,00 em multas. Outros relatos dizem que taxistas foram multados ao parar em frente a supermercado para ajudar a passageira colocar a compra no carro; outro conta que recebeu multa ao desembarcar uma cadeirante.
Os motoristas denunciam também que estão sendo multados em parada de 10 segundos, e que não tem o direito de recorrer às multas de trânsito.
Elton esclarece que não é a favor das infrações de trânsito e desrespeito as normas. O radialista faz a defesa que as pessoas tenham o direito de recorrer, e que aja transparência na aplicação dos valores arrecadados com as multas.
Falta transparência – Por lei federal, todo o recurso obtido com multas de devem ser aplicados exclusivamente em sinalizações, melhorias no tráfego, fiscalização e educação no trânsito. No entanto, como alerta Becker, isso não está acontecendo na prática. Inúmeros locais da cidade estão sem sinalização adequada, e além de outras deficiência, cerca de 70% das faixas de pedestres precisam de novas pinturas.