Nesta sexta-feira(10), o site Bahia News destacou o nome do deputado federal Waldenor Pereira (PT) como o mais considerado para a disputa da prefeitura de Vitória da Conquista pelo grupo oposicionista à atual prefeita, Sheila Lemos (União Brasil).
O site traz também o posicionamento do deputado estadual Zé Raimundo, último candidato petista à prefeitura conquistense. Segundo o BN, Zé não pretende se lançar novamente à gestão municipal. “Eu estou cansado. As disputas por prefeitura são cansativas e eu não posso me lançar a algo que eu não considero que estarei 100%. No que depender de mim, o nosso candidato será Waldenor. Ainda iremos decidir internamente e com os demais partidos no âmbito da federação, mas eu vou trabalhar por isso”, revelou Zé Raimundo.
Já Waldenor Pereira, também em entrevista ao BN, preferiu tratar o tema com cautela, antes de se colocar como pré-candidato. “Sinto-me orgulhoso pela lembrança da população conquistense. É o reconhecimento da nossa atuação em defesa de Vitória da Conquista. Porém trata-se de um tema que é tratado pelo PT obedecendo um calendário que envolve a mais ampla participação dos filiados”, afirmou ao site. “O nosso partido vai disputar a eleição municipal em condições muito favoráveis. Além do meu nome, o partido dispõe de quadros extremamente qualificados e comprometidos com a cidade, como o deputado Zé Raimundo e os vereadores Viviane, Jacaré, Valdemir e Xandó”, completou o deputado.
O vereador Xandó (PT), citado por Waldenor como um dos possíveis pré-candidatos, afirmou ao Bahia Notícias que o candidato do grupo político ainda será decidido, em conversas não apenas com a federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), mas também com outros aliados, como o PSB e o MDB. Mesmo assim, citou Waldenor como um nome forte para se lançar à prefeitura em 2024, ao lado da vereadora Márcia Viviane e dele próprio, que também se colocou à disposição para representar o PT na disputa. “Hoje, a minha posição é que meu nome está à disposição do partido. Se o partido, a população e os partidos aliados acharem que eu tenho um perfil interessante para disputar as próximas eleições, a gente está com o nome à disposição”, disse Xandó ao BN.
Unidade em torno do nome de Waldenor – Segundo o BN, apesar da cautela de Waldenor, nos bastidores do PT baiano já se dá como certa a sua candidatura. O presidente estadual do partido, Éden Valadares, já fala sobre “grande unidade” em torno do nome do deputado federal. “Ainda falta muito tempo, estamos distantes ainda do calendário eleitoral de 2024, mas o PT de Vitória da Conquista caminha para uma grande unidade em torno do companheiro Waldenor Pereira, um sinal de amadurecimento e de responsabilidade. Chegaremos mais fortes e mais coesos. Tanto em Conquista com Waldenor, como em Feira de Santana com o companheiro Zé Neto”, afirmou Éden ao site.