No dia 12 de fevereiro, próximo domingo, o Babalorixá Loro T’Oxogiyan tem a satisfação de abrir a Casa para a II Lavagem da Escadaria do Omi T’Ogun e a Marujada. A lavagem da escadaria é um marco de resistência cultural, legado dos povos de terreiros que faziam a lavagem de escadarias de igrejas na capital baiana, como acontece até os dias atuais na Igreja do Senhor do Bomfim.
A lavagem abre a Marujada, festejo do Ciclo das Águas que se inicia com o Presente de Yemanjá, no dia 2 de fevereiro. Estes festejos reverenciam o sagrado rememorando a ancestralidade do povo de Axé numa celebração cultural de fortalecimento dos laços fraternos, da alegria, da bonança e da fartura. A lavagem, que já está em sua 2ª edição, é aberta ao público em geral e conta com a participação de pessoas de várias cidades da região e de outros estados que juntos celebram a paz entre os diversos povos.
A II Lavagem da escadaria do Omi T’Ogun e a Marujada representam o simbolismo da pertença negra com respeito ao legado construído pela ancestralidade, demonstrando a diversidade de culturas e religiosidades e, acima de tudo, o respeito entre as pessoas.
O Babalorixá Loro T’Oxogiya e seus filhos e filhas esperam todos e todas com a energia das baianas, muita água de cheiro e flores.
O que: II Lavagem da escadaria do Omi T’Ogun e Marujada
Quando: 12/02 (Domingo) – II Lavagem da escadaria, às 12h e Marujada, às 15h
Onde: Terreiro Omi T’Ogun (Avenida Itabuna, nº 1105, Bairro Alegria)