Nesta quinta-feira(15), populares Vitória da Conquista se assustaram com o trabalho de dois homens que estavam, de residência em residência, abordando os moradores de bairros da zona oeste para realização do teste rápido de Covid-19. Após a denúncia, o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) interceptaram os sujeitos e levaram à delegacia para esclarecimentos. Mas na verdade, o trabalho de testes pode fazer parte de uma Pesquisa do IBOPE Inteligência.
A pesquisa do IBOPE visa identificar a incidência da Covid-19 no país e o nível de imunização do brasileiro. Ao todo, foram selecionados 133 municípios para a amostragem, Vitória da Conquista é um deles. No entanto, até o momento, a Secretaria Municipal de Saúde e, a Polícia Militar que interceptou os dois homens, não se manifestaram oficialmente sobre o assunto.
Em municípios como Barreiras e Santo Antônio de Jesus, essa mesma pesquisa está sendo realizada e conta com a parceria das respectivas secretarias de saúde. Nessas cidades, foram emitidos comunicados, via imprensa, à população para esclarecer o objetivo da pesquisa.
Segundo o Blog do Valente, em Santo Antônio de Jesus também foram espalhadas notícias falsas, como aconteceu em Conquista. “Assustada ao ver placa de outro estado, a população filmou a chegada do veículo e as notícias falsas se espalharam pelas redes sociais”, conta o Blog.
A proposta da pesquisa do IBOPE recebeu o nome de ‘Evolução da prevalência de infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional’. Os pesquisadores visitarão cerca de 99.750 casas para realizar testes rápidos para o vírus e também entrevistar os participantes. A coordenação é da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), com financiamento do Ministério da Saúde. Não há nenhum custo de participação.