Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Herzem Gusmão volta a prometer VLT em Vitória da Conquista

Random image

O atual prefeito de Vitória da Conquista e candidato a reeleição, Herzem Gusmão (MDB), colocou como proposta em seu Plano de Governo, registrado junto à Justiça Eleitoral, a implantação de sistema de VLT ( veículos leves de trilhos) para integrar o transporte público municipal. Tal proposta foi amplamente divulgada durante a sua campanha em 2016, e chegou a contar com estudos de viabilidade, durante seu Governo. No entanto, a promessa não foi cumprida e a sua gestão municipal foi marcada por diversos problemas no transporte coletivo.

A proposta do VLT está inserida no eixo de mobilidade urbana, no ponto 9:

“Manter e conservar os locais existentes para implantação do plano municipal de mobilidade, que integrará e regulamentará os diversos modais, como BRT – Bus Rapid Transit, VLT – Veículo Leve sobre Trilhos, ciclovias, ônibus convencionais e Sistemas Alternativos de Transporte, preparando Vitória da Conquista para o futuro”.

Ainda sobre mobilidade urbana, outra proposta volta a se repetir em ambos planos de governo de Herzem, 2016 e 2020. Trata-se da implantação de aplicativo para que o passageiro acompanhem em tempo real a localização do ônibus coletivo.

Crise do transporte público – Vitória da Conquista enfrenta hoje a maior crise do transporte público da história do município. Houve a saída de empresa de ônibus que declarou falência e contratos emergências milionários para manter o sistema. A crise tem dois agravantes: a atuação clandestina das vans, que trouxe grandes prejuízos às empresas de ônibus; e a não realização de uma nova licitação. A Viação Vitória deixou de operar no município em meados de 2018 e até o momento, quase final de 2020, o Governo Herzem ainda não conseguiu realizar a licitação pública para o lote deixado pela empresa.

A atuação das vans pode ter sido, em sua grande parte, motivada uma das principais promessas de campanha de Herzem Gusmão que não foi cumprida: a regulamentação do transporte alternativo. No início do seu Governo, havia a intenção de regularizar a atuação de cerca de 60 anos, ele não conseguiu e o número de vans atuando na cidade subiu para cerca de 600 veículos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também