A solenidade de inauguração do Novo Aeroporto Glauber Rocha, que será realizada amanhã(23), continua gerando polêmicas. O presidente Bolsonaro além de exigir que o avião presidencial seja o único a pousar, fechou a inauguração apenas para convidados. Na manhã dessa segunda-feira(22),em entrevista a Brasil FM, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PSL), anunciou detalhes da cerimônia e afirmou que será montado um palanque na entrada do aeroporto para o presidente.
Segundo Herzem, o presidente deve pousar no novo aeroporto por volta de 10h30 da manhã, e a aeronave presidencial receberá um “batismo”. “Dois carros do Corpo de Bombeiros irão batizar o avião e a pista com jato de água”, contou. Logo após, o presidente deverá se dirigir até à parte interna do aeroporto para ato em frente a placa de inauguração.
Herzem preferiu não polemizar sobre a cerimônia sem a presença da população, mas contou que está fazendo um palanque para Bolsonaro em frente ao aeroporto. “Eu estou sendo convidado. A obra é do Governo do Federal. Mas a prefeitura está montando um palanque para que o presidente possa acenar para população”, afirmou.
O Governador da Bahia, Rui Costa, anunciou hoje(22), em suas redes sociais, que não participará da cerimônia de inauguração porque o evento se transformou em uma convenção político-partidária. “A medida anunciada é excluir o povo da inauguração, fazer uma inauguração restrita a poucas pessoas, escolhidas a dedo como se fosse uma convenção político-partidária. Não posso concordar com isso”, disse ao explicar a decisão”, disse ao explicar a decisão
De acordo com informações do Blitz Conquista, por ordens presidenciais, a Agência Nacional da Avião Civil (ANAC) proibiu o pouso do avião de Rui Costa, alegando que a pista ainda está em fase de teste. A proibição do pouso pode ser considerada como retaliação ao governador da Bahia. Há cerca de semana, Bolsonaro fez falas xenofóbicas ao Nordeste e seus governadores.
Durante a entrevista, antes de saber da decisão do Governador, Herzem adotou tom diplomático e afirmou que Rui Costa era bem-vindo. “É natural a presença do governador, que é a maior autoridade da Bahia. Estarei lá com os nossos secretários para recepcionar o presidente e também o governador”, afirmou. No entanto, no último domingo(19), a prefeitura de Vitória da Conquista retirou os outdoors do Governo do Estado anunciando a inauguração.
A derrubada os outdoors ganhou repercussão nacional. A Revista Fórum considerou da ação como tentativa de boicote a Rui Costa. “Prefeito Herzem Gusmão (MDB) convocou aliados para forçar vaia contra o governador petista Rui Costa e abrir caminho para Bolsonaro, que visita a cidade nesta terça-feira (23), limpar a barra após declaração xenofóbica contra nordestinos”, afirmou a matéria.