Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornar Sheila Lemos elegível, as atenções da política em Vitória da Conquista se voltam para a diplomação da prefeita eleita e dos 23 vereadores eleitos e reeleitos. O ato acontecerá no dia 17 de dezembro.
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo. Já a posse será realizada no dia 1º de janeiro de 2025. No mesmo dia também será realizada a eleição para a composição da nova mesa diretora da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
As negociações, acordos e discussões já foram iniciadas e vem movimentando o legislativo conquistense, desde o fim das eleições municipais. Quem deve assumir a presidência da Câmara é o vereador Ivan Cordeiro, do Partido Liberal (PL), que foi reeleito para exercer o seu segundo mandato.
O edil já está conquistando apoio de vários edis. Um deles é o do atual presidente, o vereador Hermínio OIiveira, do Partido Progressista (PP). O edil já foi presidente da Casa do Povo por dois mandatos.
Em entrevista ao Blog do Sena, Hermínio confirmou o apoio a Ivan Cordeiro. “Estou na presidência até 31 de dezembro e Ivan conta com meu apoio. Eu voto sim, estamos e estamos lá para ganhar”, disse Oliveira.
Além disso, Hermínio Oliveira ainda revelou que Ivan Cordeiro já possui os votos necessários para ser eleito o novo presidente da Câmara. “E já estamos com votos para ganhar”, disparou Oliveira.