
Imagine você abrir a torneira de casa e não cair uma gota sequer. Precisar da água, seja para os serviços domésticos e higiene pessoal, e não ter? Essa é a realidade de moradores do Distrito de Veredinha e dos povoados de Caiçara e São João, zona rural de Vitória da Conquista, que estão enfrentando a falta de água há dias. O problema tem se repetido e gerando grandes transtornos para a população que reside nos respectivos locais.
A situação foi destaque no Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste, nesta terça-feira (27). Por meio do número do WhatsApp da emissora, os moradores enviaram as reclamações que foram lidas e divulgadas pelo apresentador do jornal, o jornalista Judson Almeida.

Moradora do povoado de São João, identificada como Silvana, disse que a localidade está enfrentando uma crise no abastecimento de água e que os moradores estão sendo obrigados a comprar. “Estamos numa crise de água. Não temos água e por isso precisamos comprar. 300 reais em um caminhão pipa, isso é um absurdo”, disse Silvana.

Já a moradora do povoado Caiçara, Cyda, disse que a localidade está sem água desde sábado passado e chamou atenção da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). “Nós moradores do povoado Caiçara estamos sofrendo com a falta de água. Desde sábado não cai uma gota de água. Socorro, Embasa”, pediu a moradora.

No distrito de Veredinha, os moradores estão há mais de 15 sem água. A localidade também é abastecida pela Embasa. A moradora Bruna explicou que a empresa já foi avisada, mas que até o momento não resolveu o problema. “Estamos sem água da Embasa. Já ligamos várias vezes e dizem que não tem nenhuma ocorrência e não sabem explicar o motivo. Mas, quando é a data de pagar, a conta chega”, questionou Bruna.
A situação em Veredinha tem gerado revolta na população. Os moradores prometem se reunir para realizar uma grande manifestação em frente da Embasa, nesta quarta-feira (28). O mutirão está sendo reunido por meio do aplicativo de mensagens WhastApp. E muitos moradores já confirmaram a participação.
A falta de água em algumas localidades de Vitória da Conquista, seja devido a problemas no abastecimento da Embasa ou no serviço realizado pela Prefeitura em algumas localidades da zona rural, são recorrentes. Quem sofre é a população que por muitas vezes ficam sem o bem mais precioso para realizar os serviços básicos como cozinhar, lavar roupas e pratos, para a higiene pessoal e até para beber.