Onze profissionais emergencistas do Samu 192 Regional desembarcaram, nesta quarta-feira (29), no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, para integrar a missão humanitária da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), nas enchentes que atingiram o estado gaúcho neste mês de maio.
O grupo de voluntários que saiu de Vitória da Conquista – composto por 3 médicos, 7 enfermeiros e uma farmacêutica – irá trabalhar por 10 dias no Hospital de Campanha de Canoas, que foi montado temporariamente para ofertar assistência médica rápida às pessoas vítimas da tragédia.
Partindo para a sua oitava missão pela Força Nacional, a enfermeira e coordenadora do Samu 192 Regional, Graciele Tavares, afirmou que sempre sente o chamado para ajudar as pessoas nessas situações. “É um desejo que parte mesmo da alma, a gente quer estar ali, tem a expectativa de ajudar aquelas pessoas. Exemplo disso foi a enchente que tivemos aqui na Bahia. Então a gente também teve essa vontade de estar atuando e, toda vez que há algo assim, a gente quer ajudar, participar e acho que isso é do samuzeiro, foge um pouco do nosso controle, porque queremos sempre estar atuando nessas situações”, disse Graciele.
Grazielle Laranjeira, enfermeira da base descentralizada do Samu Regional de Poções, está indo para a sua primeira missão humanitária. “Quando ocorreu a tragédia lá no Sul, eu me inscrevi na Força Nacional do SUS e agora surgiu a oportunidade de ir para ajudar os companheiros que estão tão necessitados. É gratificante poder ajudar e saber que o retorno sempre vem para o melhor”, disse a enfermeira.
A prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Saúde, Vinícius Rodrigues e a subsecretária, Fernanda Maron, foram até a base do Samu 192 na tarde dessa terça-feira (28), desejar uma boa missão aos profissionais e parabenizá-los pela coragem.
“A gente fica muito feliz de ter essas pessoas disponíveis, preparadas, e nós, enquanto poder público, vamos liberar todos aqueles que forem necessários, porque nossos irmãos do SUS estão precisando e eles vão, com muita garra, muita força e preparo, ajudar o povo gaúcho nesse momento difícil”, ressaltou Vinícius.
Sobre a Força Nacional do SUS – é um programa de cooperação que executa medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população.