Nesta quinta-feira(30), a Prefeita de Vitória da Conquista Sheila Lemos (União Brasil) participou de mais uma agenda para garantir o financiamento internacional de 71,440 milhões de dólares que o município pleiteia no Banco de Desenvolvimento da América Latina, da Corporação Andina de Fomento (CAF). De acordo com as informações da Ascom/PMVC, a nova previsão é de que a liberação do recurso, se aprovado o projeto, aconteça até o final do ano. Como o prazo foi alongado, a gestão terá que criar estratégias para executar as obras antes do período eleitoral de 2024.
Ainda de acordo com a Ascom/PMVC, Sheila foi convidada pela organização do CAF para a reunião no escritório do banco, em Brasília- DF. Na oportunidade, o executivo sênior da CAF no Brasil, José Rafael Neto, informou à gestora que em até 30 dias o contrato será enviado para apreciação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Após a avaliação na STN o processo segue para a Casa Civil da Presidência da República e para o Senado Federal, que dá a palavra final. A expectativa é que, até o fim do ano, o contrato formalizando o empréstimo esteja assinado.
Ao que parece, Sheila já tem articulado para conseguir a aprovação do Senado. Apesar de não detalhar os assuntos tratados na agenda, a prefeita esteve, na última terça-feira(28), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Corrida contra o tempo – O valor do empréstimo solicitado equivale a cerca de R$ 365 milhões no câmbio atual e é a principal aposta da atual gestão municipal para a realização de obras estruturantes no município. Nos bastidores da política conquistense, apontam que a liberação e execução do recurso pode, além de melhorar a avaliação do Governo, ser fator decisivo nas eleições 2024, na qual Sheila já confirmou que será candidata à reeleição.
Em entrevista ao Blog do Sena, no final do mês de fevereiro, a prefeita mostrou acreditar, naquele momento, que o empréstimo já poderia estar na conta da Prefeitura até maio. Contudo, diante da nova previsão informada pelo CAF, de liberação até o final do ano, a gestão municipal terá que criar estratégias para conseguir executar as ações estruturantes antes do período eleitoral de 2024.
Sobre os prazos, Sheila adiantou que pretende iniciar os processos de licitação para as obras ainda enquanto o contrato estiver tramitando na STN, tentando garantir assim mais agilidade no começo das obras. “A gente tem um prazo maior para fazer as licitações, então vamos fazê-las junto com a tramitação na STN”, explicou. “A minha missão de vida é transformar Conquista em um lugar melhor para a população viver, ter oportunidades e criar seus filhos. E não estou medindo esforços para isso”, afirmou Sheila.
O projeto – *Com o empréstimo internacional, a Prefeitura pretende executar obras de drenagem e pavimentação em bairros circunscritos no Anel Viário, incluindo, ainda, ciclovias, calçadas com acessibilidade, arborização e construção de espaços esportivos. São eles: Bateias I e II, Nenzinha Santos, Bruno Bacelar, Alto da Colina, Alto da Conquista, Primavera I, Jardim das Candeias, Boa Vista, Bela Vista I e II, Porto Seguro, Guanabara, Quincas Brito, Vila Marina, Recanto dos Pássaros, Felícia, Cidade Modelo e Serrinha.
O projeto também prevê a realização da drenagem da Avenida Ascendino Melo; do Eco Parque do Rio Verruga e da construção de um novo acesso para o Aeroporto Glauber Rocha, fora da BR-116. Haverá melhorias também nas avenidas Rafael Spínola, Brumado, principais da Urbis IV, V e da Vila Serrana, Brasil, Filipinas e Jadiel Matos, que receberão recapeamento asfáltico, paisagismo, ciclovia e espaços para esporte e lazer.
*Informações da Ascom/PMVC