O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, determinou neste sábado (25.jan.2025) a retirada das algemas de um grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos. O avião precisou fazer um pouso de emergência em Manaus (AM) por causa de problemas técnicos. O destino final é Belo Horizonte (MG). O Ministério da Justiça disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soube da determinação. Segundo o órgão, o petista mandou que um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) buscasse os brasileiros e os levasse até o destino final.
“O ministro destacou ao presidente o flagrante desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”, diz o comunicado.
O texto afirma que o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, foi o responsável por informar Lewandowski sobre o uso das algemas. A corporação recebeu os deportados na capital do Amazonas. Este jornal digital questionou o Itamaraty sobre os voos de deportados dos EUA para o Brasil realizados durante o governo Lula, perguntando se a pasta tem conhecimento sobre o uso de algemas pelos brasileiros durante as viagens. Também solicitou informações sobre o que o acordo entre Brasil e EUA estabelece em relação ao uso de algemas em casos de deportação.