A prefeita Sheila Lemos recebeu, na manhã desta segunda-feira (28), no Gabinete Civil, candidatos classificados no Concurso Público da área da Educação – Edital 01/2023, que previa o provimento de 214 vagas e formação de cadastro reserva para os cargos de professores e pedagogos. Na oportunidade, a prefeita anunciou a prorrogação do referido certame por mais dois anos. O encontro foi intermediado pelo vereador Luciano Gomes e contou com a participação do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, do coordenador do Núcleo de Prestação de Contas, Sidney Silva, e do coordenador de Gestão de Pessoas, Fabrício Santos.
“Fizemos uma consulta à Procuradoria Jurídica, à Secretaria de Gestão e Inovação, junto com a Secretaria de Educação, e decidimos pela prorrogação do concurso por mais dois anos. Uma boa notícia para as pessoas que estão no Cadastro Reserva, que sonham em fazer parte desse seleto grupo de servidores públicos municipais, que são pessoas que trabalham diuturnamente para fazer dessa cidade, cada dia uma cidade melhor para se viver”, afirmou a prefeita.
Segundo a gestora, essa decisão também gera economia para o município. “Porque se o concurso não fosse prorrogado, quando nós precisássemos chamar mais alguns servidores para educação, teríamos que abrir um novo concurso. Então, ganha a Prefeitura, ganha os servidores que passaram no concurso que estão no cadastro reserva e ganha Vitória da Conquista”, explicou Sheila.
Os gestores da Smed pontuaram como são realizadas as chamadas e o que deve ser observado para tal, a exemplo da regulamentação e da legislação. A vaga efetiva só se tem quando há vacância do cargo, seja por exoneração, demissão, promoção, readaptação, aposentadoria, falecimento ou posse em outro cargo inacumulável, ou quando há uma nova unidade de ensino. Até o momento, foram convocados 536 candidatos, 322 a mais do que previsto no edital.
“Nós estamos dentro do processo regular, seguindo um trâmite em que, sendo possível, vamos alcançar esse quadro de classificação que eles apresentam”, disse o secretário da pasta. Sobre a reunião, Larry comentou: “Chegamos a um bom termo aqui com os professores, mostrando a eles que o município está empenhado no sentido de realizar, dentro da legalidade, as tramitações para a aquisição de profissionais na área da Educação”.