Vitória da Conquista está recebendo um investimento histórico superior a R$ 200 milhões na educação, resultado da atuação dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo junto ao Governo da Bahia. Os recursos estão sendo aplicados em diversas obras de construção, reforma e modernização, com o objetivo de elevar ainda a qualidade das escolas estaduais do município. Essas melhorias na infraestrutura escolar proporcionarão ambientes mais adequados para o aprendizado, beneficiando professores, alunos e toda a comunidade educacional.
O padrão das unidades de ensino no estado inclui a implantação de restaurantes, teatros, quadras poliesportivas cobertas ou ginásios, laboratórios especializados e bibliotecas equipadas, nos seguintes colégios:
Colégio Estadual Dom Climério, Complexo Educacional Desportivo Abdias Menezes, Distrito de Inhobim (construção de um colégio modelo de tempo integral), Colégio Estadual José de Sá Nunes, Colégio Estadual Padre Luiz Palmeira, Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima, Colégio da Polícia Militar, Colégio Estadual Heleusa Câmara, Cetep (Centro Territorial de Educação Profissional) e modernização do CIEB (Complexo Integrado de Educação Básica Tecnológica e Profissional), que incluirá 36 novas salas de aula, biblioteca, laboratório, restaurante estudantil e teatro, além de reformas na quadra poliesportiva e nos auditórios e uma nova unidade no Colégio Estadual do Campo Lucia Rocha Macedo, no Assentamento Lagoa do Caldeirão, com salas de aula, laboratório, teatro e uma quadra poliesportiva coberta.
Esses investimentos refletem o compromisso do Governador Jerônimo e dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo com a educação de qualidade e com o futuro de Vitória da Conquista, reforçando sua dedicação ao desenvolvimento da região.
Como educadores e defensores da educação pública de qualidade, ambos possuem trajetórias atreladas ao avanço educacional de Vitória da Conquista. Contribuíram para a fundação e consolidação da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), e as instalações da Ufba (Universidade Federal da Bahia) e do Ifba (Instituto Federal da Bahia) no município.
Além de fortalecer instituições de ensino, os parlamentares investem em projetos que promovem educação e cultura em ações que integram a comunidade e ampliam o impacto da educação de forma mais abrangente.
O Governo da Bahia, por meio do programa “Construir para Educar”, está investindo R$ 1,2 bilhão na construção, ampliação e modernização de colégios estaduais em todo o estado. Esse projeto visa revitalizar as estruturas escolares e melhorar a qualidade do ensino e a integração da comunidade escolar.