
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta terça-feira (22) a compra de mais 50 mil testes rápidos de antígeno para detecção do novo coronavírus, que provoca a Covid-19.
”Ele tem precisão similar ao RT-PCR e o resultado sai em apenas 30 minutos. A testagem em maior escala e velocidade será essencial neste momento em que enfrentamos a segunda onda”, afirmou o gestor, por meio de publicação em suas redes sociais.
De acordo com Rui, a aplicação dos testes rápidos será feita nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e unidades de emergência. Mediante o resultado, o profissional de saúde avalia o quadro do paciente para definir se há ou não necessidade de internamento.
”Estamos fazendo a nossa parte, continue fazendo a sua: use máscara sempre q sair de casa e evite aglomerações”, recomendou o governador.
Recomendado pelo Ministério da Saúde, o teste é realizado através de swab nasal. O secretário de saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, ressaltou a importância da testagem em massa.
“O teste RT-PCR se mantém como padrão ouro para detecção da Covid-19, mas a testagem em maior escala e velocidade é essencial. Ele será utilizado nas UPAs e Unidades de Emergência para orientar se o paciente deve ser internado imediatamente, pois o teste tem uma especificidade alta, o que significa que se der positivo, o paciente está infectado pela Covid-19”, disse o secretário de saúde.
É indicado que o teste seja realizado entre o terceiro e sétimo dia após o início dos sintomas, o que possibilita a detecção precoce e a interrupção da transmissão por meio de isolamento dos casos infecciosos e seus contatos próximos.