A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou, em decreto legislativo, a concessão do título de Cidadão Conquistense ao governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). A honraria será entregue em uma Sessão Especial da Câmara, cuja data e horário serão definidos pela Mesa Diretora da Casa.
A proposta de homenagem foi enviada pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB). Segundo o vereador, o governador tem realizado “uma gestão séria, comprometida e sensível as necessidades do povo baiano, e principalmente, trouxe importantes obras para o município de Vitória da Conquista, em todos as áreas. Por este motivo, é merecedor do Título de Cidadão Conquistense”.
Jerônimo Rodrigues, nascido em Aiquara em 3 de abril de 1965, é professor, engenheiro agrônomo e político, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). O governador passou por secretarias estaduais e pelo gabinete ministerial da presidente Dilma Rousseff. Em 2022, tornou-se o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil.
O título é tradicionalmente concedido a mais de 40 personalidades durante a semana do aniversário da cidade, reconhecendo aqueles que, apesar de não serem naturais de Vitória da Conquista, contribuíram significativamente para seu desenvolvimento.
O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria prestada pelo Legislativo e tem a finalidade de reconhecer a relevância das pessoas indicadas. Os vereadores reconhecem a entrega da honraria como um ato de grande importância, uma vez que os homenageados representam àqueles que vieram de outras cidades para contribuir com o desenvolvimento socioeconômico de Conquista.