Após o governador Rui Costa (PT) confirmar a adoção de ações mais restritivas no Estado, principalmente em Salvador e região metropolitana, dado o aumento do número de casos e ocupação de leito de UTI para paciente com Covid-19, o martelo agora foi batido. O petista se reuniu com o prefeito da Capital, Bruno Reis (DEM), e das cidades vizinhas, no fim da manhã deste sábado (22) e todos definiram por novas medidas que serão adotadas nos próximos dias.
Nesse primeiro momento de análise as medidas serão as seguintes:
– De segunda a quinta o toque de recolhe a partir das 22h até as 5h do dia seguinte
– Nas sextas, sábados e domingos o toque de recolher terá horário ampliado: das 20h às 5h do dia seguinte.
– Proibição da venda de bebida alcóolica no fim de semana em todos os estabelecimentos.
Essas são ações gradativas. Caso não aconteça o recuo, haverá ampliação das questões adotadas. Caso recuem, a tendência será de afrouxamento das regras mais uma vez.
O maior receio do grupo é a questão dos festejos juninos, tanto que o transporte intermunicipal para o interior do Estado será suspenso no período de São João e São Pedro para evitar a locomoção de pessoas, apesar das cidades interioranas terem cancelado as festas.
O governador e secretário da Saúde, Fábio Villas Boas, já mostraram que a escalada de casos na Bahia sempre ocorre após uma data festiva.