Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Glauber em movimento”: Inaugurada exposição do acervo pessoal de Glauber Rocha no novo aeroporto

Random image
Diversas personalidades participam da abertura da exposição sobre Glauber Rocha

Nesta quinta-feira (22), data que marca os 38 anos do cineasta conquistense, Glauber Rocha, foi inaugurada no Aeroporto Glauber Rocha, a exposição do acervo pessoal do cineasta que deu nome ao novo equipamento. A exposição é intitulada “Glauber em movimento”.

Exposição “Glauber em Movimento”

A exposição é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, e tem o objetivo de levar à sociedade conquistense, especialmente o público mais jovem, as obras e a importância de Glauber Rocha no cinema nacional e para Vitória da Conquista. A mostra permanece no Aeroporto Glauber Rocha até o dia 20 de outubro.

Exposição conta com 16 totens

A abertura da exposição contou com a presença da filha de Glauber, Paloma Rocha, e de diversas personalidades políticas de Vitória da Conquista, como o presidente da Câmara de Vereadores, o vereador Luciano Gomes, Arany Santana e Marcus Cavalcanti; os deputados Waldenor Pereira (Federal) e Zé Raimundo (Estadual); o ex-prefeito de Conquista, Guilherme Menezes; os vereadores Fernando Vasconcelos (Jacaré), Coriolano Moraes, Valdemir Dias e Viviane Sampaio.

Luciano Gomes e Marcus Cavalcanti

 Também estiveram presentes o secretário Estadual de Infraestrutura do Estado da Bahia, Marcus Cavalcanti, e a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana. Em entrevista, Marcus comentou a importância de Glauber Rocha para o cinema e para a cidade, especialmente em um momento em que a política está interferindo na forma de fazer cinema no Brasil.

“O batismo em nome de Glauber Rocha também dá outra parte lúdica, a parte da cultura, que a gente tem que manter viva nesse momento em que as pessoas deixam de privilegiar em alguns locais do Brasil e por alguns segmentos políticos. A gente tem que valorizar o trabalho de uma pessoa que criou uma nova forma de fazer cinema. Ele merece ser homenageado para que os jovens conheçam a história e se sintam estimulados a trabalhar nessa área da cultura e sejam mais tolerantes com o próximo”, declarou o secretário.

A exposição conta com 16 totens, disposto de modo a construir uma linha do tempo da trajetória do cineasta. Além do material que conta a história da vida profissional de Glauber, itens de seu acervo pessoal também foram colocados na exposição a fim de aproximar o público da vida íntima do ‘pai do ‘Cinema Novo’, que, se estivesse vivo, completaria 80 anos em março.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também