Recentemente a atuação da Empresa Baiana de Saneamento (EMBASA) em Vitória da Conquista foi fortemente criticada por um blog ligado ao prefeito Herzem Gusmão (MDB). Com o título Conheça a FARSA da Embasa em Vitória da Conquista, o Resenha Geral afirmou que a embasa é negligente e questionou a pesquisa do Instituto Trata Brasil que aponta Conquista entre as 5 cidades mais bem saneadas do país.
Em entrevistas aos programas de rádios da cidade, Joselito Pires, gerente da Embasa, esclareceu as dúvidas da população à respeito da polêmica e desmentiu a matéria publicada no blog citado acima. No Brasil Notícias, da última quinta-feira(21), Joselito frisou a leviandade da matéria. “Fico sentindo que ao invés de determinados seguimentos levarem a conscientização da população fica tentando descaraterizar os serviços da cidade”, disse. ” O que o Blog diz não é verdade. Se a pesquisa fosse falsa, seria pra outras cidade também. Não é a Embasa que elabora esse Ranking”, reforçou.
Já no Programa Redação Brasil, na manhã desta terça-feira(26), o gerente da Embasa detalhou os investimentos que tem sido realizado. De 2008 a 2019 são cerca de R$ 340 milhões de recursos aplicados em Conquista para ampliação da rede de abastecimento e esgotamento. ” A rede de água em Conquista tem cerca de 1.260 Km, e proporcionalmente é a cidade que mais tem investimento em todo Brasil. Nós temos problemas, mas a equipe da Embasa sempre está empanhada à saná-los”, frisou.
Joselito comentou também sobre afirmações do prefeito Herzem que sinaliza seu desejo de municipalizar o sistema de abastecimento de água. Segundo o gerente da Embasa, esta não é uma boa proposta para a população. “As reuniões continuam. E acredito que o prefeito não deve levar isso adiante porque não é uma boa ideia. As tarifas vão aumentar, a cobertura vai diminuir. Não é interessante. Temos a convicção que a população prefere continuar com a Embasa, por isso estamos sempre melhorando os nossos serviços”, concluiu.