
O caso de racismo registrado no último sábado (20) em Vitória da Conquista continua repercutindo na cidade. As vítimas foram dois funcionários de um bar famoso da cidade, localizado na Avenida Alziro Prates, bairro Candeias.
O Blog do Sena teve acesso ao Boletim de Ocorrência (BO) , nesta terça-feira (23), que foi registrado pelas vítimas, uma mulher negra e que trabalha como garçonete no estabelecimento, e um home negro que trabalha como segurança.
De acordo com o relato das vítimas, um cliente se exaltou após a garçonete comunicar que ainda restava pagar um valor da conta. O agressor a empurrou e xingou a mulher com várias palavras de baixo escalão como “vagabunda” e “negra safada”.
Logo após o ocorrido, a garçonete chamou o segurança do estabelecimento que também foi agredido. De acordo com o relato do segurança, o agressor bateu em seu braço e no peito e ainda o chamou de”vagabundo” e “ negro safado”.
Uma advogada está acompanhando as vítimas. Injúria racial é crime e consiste na ofensa à dignidade de alguém, com base em elementos referentes à sua raça, cor, etnia, religião, idade ou deficiência. A pena é de 1 a 3 anos de reclus