Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Garantir a atenção ás crianças e adolescentes é prioridade para o governo municipal. Nunca será uma luta desnecessária

Random image

A medida arbitrária do governo estadual em requerer de forma unilateral a devolução do espaço onde está instalado o Centro Integrado dos Direitos da Criança e dos Adolescentes (Cidca) continua provocando indignação em Vitória da Conquista. O equipamento abriga o reconhecido Complexo de Escuta Protegida, um exemplo da aplicação da Lei de Escuta Protegida a ser seguido por todo o País, contudo, para o deputado federal Waldenor Pereira (PT), a luta dos conquistenses para manter as ações no local onde já estão implantadas é tida como “polêmica desnecessária”.

Em busca de se viabilizar eleitoralmente, sendo pré-candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, Waldenor deixa claro que o compromisso dele não é prioritariamente com a Joia do Sertão, tampouco com as crianças e adolescentes, e sim com o seu partido. Esta “alienação canina” não chega a surpreender. Contudo, causa espanto que o ex-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano opte por defender uma medida unilateral e pouco republicana.

A unidade escolar defendida no ofício precário enviado pelo governo estadual é um equipamento que sem dúvida alguma traz benefícios para a cidade e poderia servir à população que mais precisa estando em um lugar mais próximo de onde estão os possíveis estudantes, mas a obra não é defendida tecnicamente. A ideia dos petistas é usar o equipamento como instrumento de propaganda.

A cessão pactuada entre governo estadual e município foi de 20 anos não à toa. Os investimentos e ambientação são fundamentais para criar as condições aceitáveis para que as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de crimes possam ser ouvidas da maneira menos agressiva possível, evitando a revitimização e dando as condições para que os traumas sejam superados e a lei aplicada.

Isto foi ignorado e continua sendo quando o pré-candidato à prefeitura faz pouco caso do equipamento. É como se, displicente, dissesse: instala esta coisa em qualquer lugar.
Não é por aí. Esta falta de empatia, de compromisso, não pode ser ignorada. A escola é sim bem-vinda, com toda a infraestrutura necessária para quem sabe melhorar o desempenho da Bahia nos índices desastrosos nos quais se encontra há mais de 16 anos. É importante salientar que os governos petistas, com quatro mandatos consecutivos, já não podem culpar a “herança maldita”, como gostavam de apregoar. Ora, são herdeiros de si próprios.
Vitória da Conquista quer, sim, uma Educação que eleve o Ideb, crie as condições para jovens se desenvolverem e a Prefeitura é parte deste processo. Já reformou e entregou mais de 70 escolas nos últimos dois anos. Tem investido em diversos equipamentos, em técnica, profissionalização, capacitação para atender às crianças e adolescentes. Para além, construiu a primeira escola em tempo integral da Zona Rural da cidade, no distrito de Iguá.

Os índices de violência na Bahia são execráveis e o município, alheio à briga política que o governo estadual insiste em travar, tem contribuído para reduzir o impacto na terceira maior cidade da Bahia. Por aqui, a iluminação pública é destaque. Isso contribui sobremaneira para diminuição da violência. A Guarda Municipal é reconhecida pela população neste segmento também.

No entanto, infelizmente a violência contra Crianças e Adolescentes acontece. Diante de um cenário desse, é fundamental que se tenha toda a rede envolvida na proteção, no suporte, na mitigação dos efeitos devastadores física e mentalmente destes seres humanos tão vulneráveis que apenas estão iniciando a vida. Por fim, o Centro de Escuta cumpre o papel fundamental de aumentar a resolutividade destes casos e fazer a Justiça ser cumprida.

É contra a destruição deste conceito simbólico e concreto que Conquista se levanta. Não é uma “polemiquinha” não. O respeito é fundamental e entender que os exemplos a serem seguidos devem ser mantidos e não destruídos em nome de um projeto de poder político-partidário. A história mostrará quem está do lado certo.

Vitória da Conquista-Ba 25/09/2023

Vereador Chico Estrella


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também