Por Cíntia Kelly/Bnews
A saudade do PT em governar a terceira maior cidade da Bahia é tão grande que o partido tenta convencer o MDB a desistir da disputa pela prefeitura de Vitória da Conquista. Para isso, a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) serve como barganha. Ao menos esse é o plano do Partido dos Trabalhadores. A ideia é a seguinte. A suplente do MDB na Assembleia Legislativa, Lucia Rocha, que vem liderando a corrida eleitoral, retiraria a candidatura em favor do deputado federal Waldenor Pereira (PT). Como prêmio, assumiria vaga na ALBA , no lugar de Rogério Andrade, que seria eleito para o TCM.
Outra possibilidade engendrada no seio do PT seria Lucia disputar como vice de Waldenor, e, numa eventual vitória, renunciaria o cargo para assumir a Assembleia. Nesse contexto, Rogério Andrade continuaria sendo o nome para o TCM.
PT quer voltar a governar cidade que comandou por duas décadas
Conquista, a exemplo de Feira de Santana e Camaçari, virou questão de honra para o PT, que governou a cidade por 20 anos, saindo do poder após ser derrotado pelo MDB com a vitória de Herzem Gusmão, em 2016. Informação chegada ao BNews dá conta de que a articulação passa pelo secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, que batalha para o governador Jeronimo Rodrigues topar o arranjo. Só uma ‘coisa errada aqui que não está certa’. Esqueceram de combinar a jogada com os irmãos Vieira Lima, que continuam dando as cartas no MDB.