Funcionários dos Correios de todo o país paralisaram suas atividades nesta segunda-feira, 18. Em Vitória da Conquista, trabalhadores da empresa estatal também aderiram à greve. Na cidade, a paralisação foi marcada por uma concentração realizada no período da manhã na sede da Central de Distribuição, localizada na Avenida Juracy Magalhães.
A greve foi convocada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) e é contra a privatização da estatal. Além disso, os grevistas reclamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” na pandemia e exigem a garantia seus direitos trabalhistas, conforme informações do Portal G1.
Desde julho, a entidade vinha tentando dialogar com a direção dos Correios sobre essas pautas. Neste mês, os funcionários alegam que foram surpreendidos com a suspensão do atual Acordo Coletivo, que teria vigência até 2021.
Com isso, foram retiradas cláusulas que lhes garantiam 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras. De acordo com a FENTECT, não há um prazo para o fim da paralisação.