Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Força-tarefa: Hospital de Base se une à Tadmedical para realização de cirurgias de hérnia complexa

Random image

Nos dias 28 e 29 deste mês, o Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista realizará um pequeno mutirão que contará com seis cirurgias de hérnias complexas. O objetivo é assistir pacientes que já estavam na fila de espera e necessitam de uma maior atenção, por seus casos serem mais delicados.

O foco desse mutirão são os pacientes que já estavam na fila de espera e tiveram seus procedimentos suspensos por conta da pandemia. Após reavaliação, foi constatado que o quadro clínico dos pacientes – sendo alguns deles oncológicos – ficou mais frágil com o passar desses dois anos. Diante disso, a empresa Tadmedical entrou em contato com o Cirurgião Geral e Especialista em Cirurgia de Hérnia da Parede Abdominal, Leonardo Cunha, propondo unir forças com a equipe do Complexo, doando parte do material que será usado a fim de realizar esses procedimentos, bem como oferecer aos Residentes de Cirurgia Geral um aprendizado continuado, ministrando uma aula no dia 27(quarta-feira) – uma vez que se trata de cirurgias que não ocorrem rotineiramente no período de Residência do Complexo.

As hérnias complexas são aquelas que apresentam grandes defeitos da parede abdominal. São mais difíceis de reparar, especialmente associadas a múltiplas recorrências que geralmente ocorrem em pacientes que as desenvolvem.
De acordo com o Cirurgião Geral do Aparelho Digestivo Thiago Milet, pacientes que apresentam esse tipo de hérnia tendem a viver de forma restrita. Uma vez que esse tipo de hérnia tende a atingir um volume substancial, as atividades simples do dia-a-dia ficam limitadas e às vezes não podem sequer ser executadas.

Por tanto, as técnicas atualizadas trazidas para a realização desse tipo de procedimento, oferecem ao paciente do SUS reinserção em suas atividades, assim como uma significativa melhora no ganho funcional, pois ele poderá ter autonomia novamente. Além das vidas que são mudadas com as cirurgias, a experiência do Médico Especialista Leonardo Cunha será compartilhada com Médicos e Residentes do Complexo.

A Tadmedical é uma empresa que atua há 10 anos na área de saúde nos territórios da Bahia e Sergipe, fazendo um trabalho específico de serviço ao SUS. O intuito é que essa ação se inicie em Vitória da Conquista, mas que em breve a conduta se repita em outras unidades da rede SESAB, ofertando aprendizado continuado aos Residentes enquanto beneficia a população que usufrui do serviço de saúde dessas unidades.

Thiago Simões, Diretor da Tadmedical fala sobre a expectativa em relação à ação “Nós acreditamos que toda instituição civil tem um compromisso com a sociedade que ultrapassa sua atividade econômica. Estamos muito contentes em coordenar essa iniciativa que beneficiará pessoas que necessitam das cirurgias, e ainda atenderá a uma proposta de capacitação de médicos residentes”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também