A Bahia registrou oito casos de pacientes com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo, em três municípios: Salvador, Feira de Santana e Camaçari. Os casos foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde da Pública (Lacen).
Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), são cinco pacientes homens e três mulheres, com idades entre 13 e 91 anos. Não há óbitos registrados.
“Temos notificados 1.400 casos de Influenza H3N2, temos ainda 35 óbitos e oito casos de co-infecção, ou seja, pessoas que têm ao mesmo tempo Covid-19 e Influenza H3N2”, disse a secretária estadual de Saúde, Tereza Paim ao G1 Bahia.
Esse fenômeno de contaminação por Covid-19 e gripe simultaneamente em uma mesma pessoa vem sendo chamado de “Flurona”, junção das palavras “flu” (gripe, em inglês) e “coronavírus”. O termo foi usado pela primeira vez após a confirmação de um caso em Israel.
A orientação da Sesab é que as pessoas se previnam com o uso de máscaras e que procurem unidades de saúde caso apresentem sintomas de co-infecção.