No primeiro dia do ano de 2021 foi realizada a cerimônia de posse dos 21 vereadores, prefeito e vice-prefeita, no auditório do Cemae, em Vitória da Conquista. Apenas o prefeito eleito Herzem Gusmão não tomou posse por motivos de saúde. O gestor ainda está internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, na cidade de São Paulo, devido as complicações da covid-19.
Além da posse dos eleitos, também foi realizada a eleição para à presidência da Câmara Municipal de Vereadores para o biênio 2021-2022. O vereador Luís Carlos Dudé (MDB) foi eleito com 13 votos.
Em entrevista ao programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, o presidente falou sobre as suas expectativas para o trabalho à frente da Câmara. “ (…) Melhorar a vida de cada cidadão, cada homem, cada mulher e cada criança de Vitória da Conquista. Esse será o nosso entendimento e a nossa forma de fazer essa gestão”, disse Dudé.
O presidente ainda ressaltou que a participação da sociedade conquistense é fundamental para a concretização de um bom trabalho. “Dialogando com a sociedade de Vitória da Conquista porque nós pensamos e dialogamos dessa forma, chamando na verdade a sociedade para uma discussão para o avanço da cidade de Vitória da Conquista”, ressaltou o mdebista.
Dudé ainda disse que o trabalho será de fiscalização e de sintonia com o governo municipal.” É claro fiscalizando o executivo municipal, mas também trabalhando em sintonia naquilo que é necessário para o franco crescimento de Vitória da Conquista”.
A nova mesa diretora da Câmara Municipal não terá participação feminina e será composta por Hermínio Oliveira (Podemos) como 1º vice-presidente; 2º vice-presidente da chapa é Orlando Filho; o 1º Secretário é Nelso Vieira Santos (Democratas) e o 2º secretário é Josenildo Freitas Nascimentos (PSC). Todos os vereadores da mesa diretora são aliados do prefeito eleito.