Na manhã desta quarta-feira (25), um grupo de protestantes se reuniu na Câmara Municipal de Vitória da Conquista contra a implantação da “Taxa do Lixo”, como ficou popularmente conhecido o imposto sobre o serviço de coleta e manejo de resíduos urbanos.
Os manifestantes carregavam faixas e cartazes, pedindo “Diga não a taxa do lixo”. Um dos integrantes deste grupo clamou aos vereadores presentes na Casa: “É o que pedimos aos senhores, que não assinem esse projeto que vai pesar no bolso do pai de família”.
Jairom Cordeiro, que está presente neste momento no protesto, acha injusta a adição de mais uma tributação ao contribuinte. “Estamos aqui reivindicando para não deixar esse projeto passar na nossa cidade, porque já vivemos uma situação difícil de desemprego e carestia. Queremos dos vereadores que não assinem esse projeto, tenham bom senso e que fiquem sabendo que eles foram eleitos pelo voto do povo da população de Vitória da Conquista. Nós não vamos aceitar isso”.
A medida vem sendo motivo de polêmica no município de Vitória da Conquista. A Prefeitura Municipal argumenta que a Taxa é uma imposição da lei 14.026/2020, do Governo Federal, que deu até o dia 15 de julho deste ano para que todos os municípios brasileiros enviassem o projeto para a Câmara de Vereadores.
O Projeto de Lei (PL) para instituição da Taxa de Lixo está em pauta na Câmara de Vereadores, que debateu sobre a assunto no dia 22 de julho, mas ainda não ocorreu nenhuma votação para apreciação do PL.