O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou nesta sexta-feira (10), a construção de um novo Complexo de Escuta Protegida em Vitória da Conquista. O anúncio foi feito em entrevista ao UP Notícias, da Rádio UP.
O novo complexo será feito em um novo local, uma vez que o terreno onde funciona o Centro Integrado dos Direitos da Criança e do Adolescente e também o Complexo é da Escola Estadual Abdias Menezes. A escola será reformada, passando a contar com um complexo esportivo, novas salas de aula, refeitórios, no padrão das novas escolas estaduais.
Jerônimo afirmou que o novo complexo será feito em um novo padrão, atendendo as exigências das autoridades acerca desses locais. “Esse espaço que é para cuidar da criança e do adolescente, de Conselho Tutelar, de Defensoria Pública, de Ministério Público, fica parecendo que, ao construir a escola, nós deixamos de cuidar desse aspecto. Esse equipamento que ali está é um equipamento que não tem as adequações devidas: tamanho de sala, os ambientes. Então, o que nós vamos fazer, nós vamos fazer a modernização da escola, e vamos construir um novo espaço, para que esse espaço de Escuta Protegida esteja dentro de um padrão, pactuado com o Ministério Público, com o Ministério Público, com o TJ se for o caso, e combinado com a Prefeitura”, afirmou o gestor.
O governador foi enfático ao afirmar que jamais deixaria o município sem o Complexo de Escuta Protegida. “Meu receio foi que, a gente pudesse construir um nova escola, e pudesse haver um desgaste por algo que não vai acontecer. Nós nunca deixaríamos Vitória da Conquista sem um equipamento desse. Nós vamos combinar um local melhor, porque eu vou licitar uma obra e entregar ao município de Vitória da Conquista um equipamento mais adequado”, assegurou.
Uma polêmica havia tomado conta do município nos últimos meses, após o Governo do Estado solicitar o retorno do terreno. A prefeita Sheila Lemos (UB) foi contrária á mudança do local desde o primeiro momento, mesmo que o terreno tivesse sido uma cessão do Governo do Estado.
Com o anúncio, Jerônimo parece colocar fim à polêmica.