Os acontecimentos da última semana movimentaram a política conquistense. Após a repercussão no cenário estadual do pronunciamento do líder do governo na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Chico Estrela (PTC), o filho do ex-prefeito Herzem Gusmão, o médico Danilo Gusmão, pode sair candidato a deputado estadual ou federal nas eleições de 2022.
De acordo com a apuração do Blog do Sena nesta segunda-feira (9), uma frente está sendo articulada para convencer Danilo Gusmão a se canditar a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia ou para a Câmara dos Deputados. Amigos e familiares também estão envolvidos nesta missão. O partido seria o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ao qual seu pai pertencia e era um dos principais representantes no estado.
O assunto já está repercutindo na cidade. Segundo o repórter Ricardo Gordo, em sua participação no programa Redação Brasil, caso a candidatura de Danilo Gusmão seja realmente lançada, ele receberia o possível apoio da prefeita Sheila Lemos (DEM).
“Os acontecimentos da última semana estão fazendo com que ele pense melhor. Existe essa possiblidade, Danilo Gusmão pode sim ser candidato e existe a possiblidade real, caso ele seja deputado, da prefeita Sheila Lemos o apoiar”, disse o repórter.
Ainda de acordo com Ricardo Gordo, Danilo Gusmão pode sair como deputado estadual o que poderia movimentar esse cenário principalmente devido ao possível apoio de Sheila Lemos a candidatura do filho de Herzem Gusmão. Essa situação, o repórter chamou de “quizomba” já que vereadores da base de Sheila, como Luiz Carlos Dudé (MDB), presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, já é pré-candidato a deputado estadual e é visto como o preferido da prefeita.
“É muito quizomba! Você tem aí a vereadora Lúcia, você tem aí Tiago Correia, deputado estadual, você tem Luiz Carlos Dudé, que não é para esconder de ninguém que ele é o preferido da prefeita Sheila Lemos. Embaraçou tudo! A questão federal agora, você tinha o Arthur Maia, mas você vê o Diego Coronel chegando e chegando forte em Vitória da Conquista”, contou.